Se eu puder contar com você, seja meu amigo
Essa semana rolou no Instagram uma corrente de "se eu posso contar com você, me envie um 💜", onde as pessoas se manifestavam sobre a presença umas nas vidas das outras. Pude manifestar meu apoio pra várias pessoas que eu, por questão de tempo e vida conturbada, não era tão presente, mas sempre estaria disposta a ajudar. E isso me fez refletir. Quanto somos presentes na vida do outro? Quantas vezes expressamos a verdadeira importância que o outro possui em nossas vidas? E, não podendo esquecer, quantos corações recebemos de pessoas que nem sequer, sabe dar um "bom dia" na rua, no supermercado, ou na padaria? O valor da amizade também se resumiu em mil e um corações pelo Instagram e pouco caso na vida real.
Eu tenho a plena consciência de quem são meus amigos, com o tempo a gente aprende a filtrar e a perceber quem são e quem não são. Mas antes de saber, quebrei muito a cara. Acreditei que certas amizades seriam pra sempre, que aquela amiga ou amigo jamais fariam algo para me magoar, que fulana iria, certamente, ser madrinha do meu casamento. Leve engano. E, muitas vezes, percebi que eu não fui tão amiga quanto eu deveria ser e o quanto eu dizia. A gente também erra.
Nem sempre sabemos o valor da amizade, é algo extremamente complexo. Porque existem momentos que somos amigos 100% de alguém e essa pessoa não é nem 25%. O dar e receber vira um cálculo desigual e passamos a ser ou aquele amigo que se doa mais ou aquele amigo que recebe mais. Acho que na vida, isso se torna inevitável. Saber o quanto o outro nos considera é algo fora do comum. Ninguém sente da mesma forma. Eu, por exemplo, sou o tipo de amiga silenciosa. Pouco falo, vivo sumindo e vivendo minha vida na calada da noite. Mas eu sempre tô ali, investigando a vida dos amigos pra saber se está tudo bem. E alguns, eu tenho uma conexão que eu sei perfeitamente quando algo está errado. Eu sinto. E não ser tão presente não me torna menos amigo, talvez um pouco reservada.
Só que nem sempre o outro possui essa mesma consideração e é preciso entender que "amigo" é uma palavra valiosa. Amigo não é só momento, não é só ir no bar, pedir uma cerveja e pronto, somos amigos. Amigo é estender a mão, é estar junto nos momentos de dificuldade, é saber silenciar quando o outro não suporta o barulho do mundo e permanecer lado a lado pra segurar quando algo desabar. Amigo é aquele que te escuta, que te aconselha, que não diz só o que você quer ouvir, mas aquilo que você precisa ouvir. Amigo é quem te exalta, se enche de amor por suas conquistas, que torce pra sua faculdade não entrar de greve porque tá doido pra soprar o apito quando você se formar. Amigo é quem conhece os seus extremos e ama tudo isso. Amigo é quem sabe perdoar. Amigos são os irmãos que escolhemos para caminhar com a gente.
Por isso, hoje, nesse domingo ensolarado (pelo menos, aonde eu estou), mande uma mensagem para aquele seu amigo que você não vê faz algum tempo, diga o prazer imenso que você tem de ter ele na sua vida. E seja imensamente grato por ser abençoado na vida em ter alguém pra contar. Como dizia aquela música que não me recordo o nome (sou péssima com isso): "amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves dentro do coração".
Comentários
Postar um comentário