Sobre a dedicação e gratidão
Esses dias escutei um amigo se lamentar sobre a própria vida. Lamentações pra dar, pra vender e alugar. Lamentava-se do trabalho, da faculdade, dos amigos, da comida e de tudo que pudesse compor a sua vida naquele momento. E eu como uma boa ouvinte, segui calada escutando cada reclamação que ele tinha pra fazer.
Em meio a tantas palavras em frases rápidas e sem muito nexo, percebi que nenhuma daquelas lamentações faziam parte da minha vida. Eu não conseguia reclamar do meu trabalho porque eu optei por estar ali, ninguém chegou em mim e apontou uma arma dizendo que ou eu ficava ali ou aquele era meu fim. Eu não conseguia reclamar dos meus amigos, tampouco da comida que eu comia. Eram também escolhas minhas e se, caso, algo me incomodasse, eu deveria optar por coisas que me satisfaziam mais. E, por fim, jamais reclamaria da minha faculdade. Eu poderia até ter percebido que não era exatamente o que eu queria, mas era e é o que eu tenho. Eu não poderia jamais dizer um "a" de reclamação, pois aquilo me abria portas, tanto de trabalho, tanto de conhecimento.
E em meio a percepção de que eu não havia nada pra protestar e ele havia tudo, percebi que a diferença é que o que ele fazia não era com amor, com dedicação, era com obrigação. Veja bem, você não é obrigado a amar seu trabalho, a sua faculdade, espalhar pros sete cantos o quão seu trabalho te completa e preenche, até porque, nenhum trabalho é 100% maravilhoso, nada nessa vida é 100%. Mas você precisa se doar ao máximo para que ele atinja um nível que você possa olha-lo com mais carinho e zelo. Sobre os amigos? Todo mundo tem defeito, inclusive nós. Logo, a aceitação, a tolerância e a compreensão é de suma importância para que tudo sobreviva. E o resto, tudo se encaminha e resolve.
Precisamos sempre dar o nosso melhor e depositar um pouco da nossa devoção e amor a tudo aquilo que nos é proposto. Precisamos ver sempre o lado bom para que o lado ruim nunca nos assombre. Precisamos calar os problemas, as lamentações e dar voz a nossa infinita felicidade, que ora vem com a rotina, ora vem com surpresas. Mas sempre vem. A maior certeza da vida é que ela sempre vale a pena.
Comentários
Postar um comentário