Qual é a sua qualidade?

Esses dias eu resolvi que seria interessante perguntar ao outro o que ele gostaria de ler aqui, um tema qualquer que eu pudesse devanear loucamente, sem ter muito com o que me preocupar. Pois bem, a pessoa em questão (uma grande amiga)  resolveu que seria uma maravilhosa ideia falar sobre "defeitos". E eu refleti sobre isso e absorvi pra mim. 

Contudo, desculpa, Maria, mas hoje eu vou falar sobre qualidades.

Mas antes de começar, eu preciso lhe perguntar: qual a sua maior qualidade? Ah, por favor, não seja tímido(a), é óbvio que você tem qualidades. Nem que seja fritar um ovo. Mas você tem. Eu, por exemplo, sou excelente em pegar ônibus, nunca conheci alguém tão obstinado a pegar um ônibus como eu. Nenhum me foge. Sou a própria Bolt do transporte público. Eu sei, parece meio besteira considerar isso uma qualidade, mas eu juro que não é. E eu vou te explicar porquê.

Primeiramente, feche os olhos e pense: por que é tão difícil responder qual a sua maior qualidade quando a primeira coisa que vem à mente são os defeitos? Porque somos acostumados (e eu não sei quem foi o dito cujo que achou uma boa ideia acostumar) a criticar. Temos o costume de olhar para o outro e enxergar os mínimos detalhes defeituosos. Possuímos a habilidade de identificar um defeito a léguas de distância, sem nem ao menos conhecer a pessoa ou ter visto ela na vida.

Segundo que colocaram em nós um sentimento de que devemos e necessitamos ser perfeitos o tempo inteiro, todas as horas do dia. Que um nariz fino é melhor, que saber matemática e português é the must da vida, que saber falar vinte sete idiomas é certamente um caminho promissor. Há tantas qualidades programadas que não cabem nesse texto e muito menos na minha vida. E toda essa programação de qualidades perfeitas e ideais só me faz pensar que existem pessoas nesse mundo que jamais vão alcançar essas expectativas tão altas, não por serem incapazes, mas por serem boas em outras milhares de coisas. Porque pensa só comigo, se todo mundo falasse os tais vinte e sete idiomas desejados, isso não seria o seu especial, seria algo tão comum como respirar. E, sinceramente, assim não dá. 

Por isso, venho aqui, com a certeza de que sou como muitos de vocês, declarar: eu tenho qualidades e você também. E por menores que sejam aos olhos dos outros, temos algo especial que só a gente sabe fazer do nosso jeito. Tem algo na gente que reluz como ouro, é o presente que a vida nos deu logo quando resolvemos que seria uma boa ideia nascer. E eu quero que você saiba que não vale a pena olhar os defeitos, não vale a pena olhar para o outro como quem olha para o jogo dos sete erros porque todo mundo tem suas difíceis peculiaridades, mas falar sobre elas ou olhar para elas de forma que parece que você está julgando pode magoar alguém. É muito mais fácil olhar e reparar como o sorriso da sua melhor amiga é bonito, ou como olhar daquele garoto que você vive esbarrando na rua é expressivo e misterioso. É melhor. Porque de mais a mais, nem defeitos e qualidades a gente muda, então porque, afinal, olhar o lado ruim se podemos florir os nossos olhos com o lado bom?!

Por isso, faça um exercício consigo mesmo e modifique a forma como você olha para a próxima pessoa que você ver. E tente fazer isso uma vez por dia. Depois, aumente a frequência até chegar ao momento onde seus olhos poderão ver a luz que há em cada pessoa que passa pelo seu caminho.

Comentários

  1. Esse exercício de ver primeiro as qualidades do outro ao invés de mirar no que se designa "ruim" vai muito da subjetividade da forma do olhar de cada um, até porque o que se designa como "padrões", na Verdade, não existe. Quem pode afirmar que, para mim, ter os seios fartos me fará feliz? Que ter dinheiro suficiente para adquirir de tudo me satisfará plenamente? Que ter fama e sucesso é o que almejo para minha realizacao pessoal? Muitas vezes esses são os sonhos do outro que, pretenciosamente, querem projetar em você. Não permita que o outro interfira nos seus sonhos, na sua vida e na sua mente, você é muito maior que tudo isso, tem um potencial ímpar e sempre será a responsável pelas escolhas que fizer na vida, e quanto a Isso, só você poderá opinar 😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas